O que procura?
Digite um termo.
Onde?
Noticias_sjc
Lojas abrem vagas temporárias para vendedores 'experientes' em S. José
Gerente diz que candidatos mais velhos apresentam 'mais disposição'. Objetivo das empresas também é agradar público mais exigente.
22/12/2013 12:14 -

Durante o fim de ano, as vagas temporárias em lojas são uma boa oportunidade para quem procura o primeiro emprego, mas agora o comércio também está interessado em candidatos mais velhos. Em São José dos Campos, tem loja descobrindo que contratar pessoas com mais experiência de vida é uma boa forma de agradar os clientes.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos anos cresceu o número de pessoas com mais de 40 anos no mercado de trabalho. Em 2001, eles eram 8% dos trabalhadores. No ano passado, esse número já tinha subido para 12%.
A vendedora Hilda Silva, de 41 anos, estava desempregada desde 2011 e ainda nem acredita que, sem nenhuma experiência com vendas, conseguiu uma vaga temporária em uma loja de calçados. "Estou aprendendo. Observo as outras que são mais novas do que eu, mas a gente está indo", conta.


Esse foi o primeiro ano que funcionários mais velhos foram contratados na rede de calçados. Antes, só vendedores com até 25 anos de idade eram admitidos. "Como ele está fora do mercado e a oportunidade é mais difícil, nós capacitamos, treinamos e eles vêm com uma disposição maior", confirma o gerente Abmael da Silva.
Diferencial
Em uma loja de moda masculina, contratar profissionais com mais idade é uma estratégia antiga. À venda estão peças para um público mais exigente, que preferem segurança no atendimento. "Em termos de responsabilidade, compromisso, é fundamental. A estratégia é essa de colocar um profissional que você se identifique na hora da compra", relatou Marcos Gomes Machado, gerente da loja.
A experiência de Francisco Costa Santos não é só de vida. Ele tem 51 anos e trabalha há 27 como vendedor, dando dicas e orientações aos clientes de como se vestir bem. "A partir do momento que você faz aquilo que você gosta, com amor, o negócio funciona. Estou no ramo, porque é a única coisa que eu sei fazer bem feito", disse ele.

Fonte: G1 Vale do Paraiba
Home | Quem Somos | Anuncie | Painel | Contato | Termos de uso e privacidade

SAC
SP: (11) 2178-7700
SJC: (12) 3934-5472
E-MAIL
clasp@clasp.com.br
GUIAS
SÃO PAULO VALE DO PARAÍBA
25 de Março São José dos Campos
Brás Taubaté
Bom Retiro Jacareí
Itaim Bibi Caçapava

© 2010 - WWW.CLASP.COM.BR - TODOS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por: ExacTI